HISTORIA LOCAL


São Vicente do Seridó (Seridó), é um município brasileiro do estado da Paraíba. Está localizado na região do Seridó Oriental Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2013, sua população é de 10.701 habitantes. Possui área de 276,46 km².                                                            

*****************
O município tem duas histórias. Uma ligada à fundação do povoado de São Vicente e a outra do povoado Santo Antônio.
Por volta de 1820, Manuel Barbosa e seu irmão José Barbosa, vieram da cidade de Patos, Sertão da Paraíba em busca de terras para se fixar. Cansados, eles pararam para descansar e no dia seguinte, viram que ali havia água e um rio, (Rio Seridó).
Os irmãos estudaram o lugar e resolveram que ali fundariam um povoado, que tempos depois deu origem a vila de Santo Antônio. Eles construíram uma pequena capela de pau-a-pique na margem esquerda do rio para adorar ao santo Católico Santo Antônio (essa imagem se encontra no museu de uma escola da cidade de Cubati - PB.
Em 1870, o então Sítio Santo Antônio pertencia a senhora Maria Beata que era uma grande criadora de bodes da região, onde já existiam algumas casas na referida propriedade.
A instalação no local por iniciativa de seus moradores de uma bolandeira, para beneficiamento de algodão, já que a região era uma grande produtora de algodão, foi o marco decisivo para o desenvolvimento do povoado. Muitos moradores para ali se deslocaram atraídos pela oferta de trabalho, onde construíram casas residenciais e comerciais.
Em 30 de março de 1938 o povoado de Santo Antônio passou a ser distrito do município de Soledade - PB. No dia 31 de dezembro de 1943 o distrito de Santo Antônio passou a ser chamado de Seridó e em 22 de dezembro de 1961, o distrito de Seridó foi desmembrado de Soledade, tornando-se Município.
Anos mais tarde, há 9 km do Município, crescia e se desenvolvia o povoado com o nome de Chico, ao redor de uma casa de farinha, de propriedade do senhor André Mota, que depois foi vendida ao senhor Santo Vieira, que instalou uma mercearia no local .
Anos depois o povoado passou a ser chamado de São Vicente, em homenagem a família de Antônio Vicente, antigo morador da comunidade que doou o terreno para a construção da Capela São Vicente Férrer e em 1958 sofreu modificações e se transformou em Matriz local.
No dia 18 de janeiro 1962, foi criado o distrito de São Vicente pertencente ao município de Seridó e no dia 9 de janeiro de 1968, o distrito de São Vicente passou a ser a sede do município, desde então, o município de Seridó-PB, passou a ter duas zonas urbanas sendo São Vicente do Seridó, a sede do município.

Você já viu essas?