Em nota, jornalista rebate acusações de sindicalista e critica postura do SINPUC, 'atacam a liberdade de expressão e de imprensa'

Unknown | 15:22 | 0 comentários


O Blog SaoVicentedoSerido.com.br, por meio de seu responsável, vem na presente nota, esclarecer a sociedade são vicentina e seridoense fatos lamentáveis, de caráter antidemocrático que são protagonizados por alguns dirigentes do SINPUC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região do Curimatau, onde, ao nosso ver, atacam a liberdade de expressão e de imprensa, por meio de texto jornalístico que consta no blog da instituição, onde em matéria sentenciam este blog e o seu responsável de “assédio moral”, “anonimato” e ainda ameaça “processo judicial”, por não concordar com matérias jornalísticas publicadas aqui neste blog.

Ao mesmo tempo, o responsável pelo texto no blog do SINPUC, que registre-se, não tem assinatura, ainda afirma que o blog SaoVicentedoSerido.com.br, protagoniza uma campanha de difamação e assédio moral contra os servidores municipais e contra a instituição SINPUC.

PRIMEIRO - Em nenhum momento o blog, em qualquer matéria, falou sobre os servidores. Na matéria acerca do desconto pela falta ao trabalho, onde noticiamos o fato de uma NOTA publicada pelo município, apalavra “servidores” ocorre quatro vezes em todo o texto; uma na descrição do nome SINPUC, duas mencionada entre aspas, referentes a nota que originou a notícia, e a quarta, em uma citação de uma servidora que falou ao blog, também entre aspas;

a a)    Lamentavelmente, a conduta de querer deturpar é notada e clara, pois a matéria jornalística do SINPUC já emite um julgamento prévio sobre a matéria do blog São Vicente do Seridó e além de atentar contra a liberdade de expressão e de imprensa, ainda tenta cercear por meio de ameaça de processo, a publicação de novas matérias.

   b)    Não poderia esperar algo diferente, pois sei que tal comportamento, está fundamentado não no campo dos interesses sindicais, mas, na ceara política, onde um dos diretores, identificado como Sebastião dos Santos, (Vereador na cidade de Nova Palmeira) diverge politicamente comigo em posicionamento ideológico e lamentavelmente percebo que traz esta divergência à baila sindical.

  c)    Lamentavelmente, tal postura é reprovável para qualquer pessoa que prime pelos princípios da lisura e do respeito ao espírito democrático, entretanto, não posso eu me responsabilizar pela postura inadequada de qualquer pessoa. Cabe sim, aos servidores, identificar e observar quem conduz os movimentos, a quem ataca e o que objetiva. É um julgamento fácil de ser percebido, pois, "pelos frutos, se conhece a arvore".

SEGUNDO - Quanto ao anonimato atribuído ao nosso blog, é tão contraditória a publicação do SINPUC, que no Blog do SINPUC, as publicações não são assinadas por ninguém, enquanto que, no Blog saovicentedoserido.com.br, tem a responsabilidade atribuída, com registro profissional de jornalista filiado a entidade de classe; O Blog não é anônimo e tanto sabe o editor do texto do SINPUC, que contraditoriamente escreve "O BLOGUEIRO QUE NÃO ASSINA"...

Em um país livre, onde a imprensa pode se manifestar sobre o que é notícia, não há a necessidade de anonimato, inclusive vedado pela Carta Magna da nossa República Federativa datada de 1988.

TERCEIRO - Quanto a linha editorial do blog, onde nos posicionamos pelo que conhecemos e podemos comprovar em informações, não apenas nosso blog tem notado a postura “estranha” do SINPUC aqui em São Vicente do Seridó, pois conforme matéria publicada em outro veículo, inclusive de alcance estadual, como o Blog do Jornalista Heleno Lima, traz o seguinte título:

É de se estranhar o comportamento do Sinpuc em São Vicente do Seridó
http://www.helenolima.com/noticia/e-de-se-estranhar-o-comportamento-do-sinpuc-em-sao-vicente-do-serido.html

Certamente podem rotular o outro jornalista com qualquer pecha, ou quem sabe ameaçar processa-lo também, já que acham que isso censuraria a publicação de novas matérias, entretanto, percebe-se que já está sendo questionável o modo de agir do SINPUC neste município, que ao meu ver em particular, espero não representar a postura da instituição, todavia, apenas de algum ou alguns de seus integrantes.

QUARTO - Ao meu ver, não é normal algumas posturas adotadas pelo SINPUC, ou alguns de seus dirigentes, vamos anotar algumas práticas, peço ao leitor que analise e julgue por pelos fatos:

   a)     Para uma entidade sindical, que apregoa a neutralidade política partidária e diz focar na defesa dos direitos dos servidores, É NORMAL, se reunir em assembleia em imóvel pertencente a vereador do bloco da oposição ao governo municipal?

Ao meu ver, é no mínimo antiético, pois, em uma cidade onde existem milhares de imóveis, inclusive pertencentes a servidores, e ainda se fosse o caso de não existir um teto, o meio da rua seria um local mais adequado para uma entidade sindical se reunir.

  b)    Na minha opinião, principalmente em um ano eleitoral, uma entidade sindical que deveria ser neutra, não é no mínimo ético, “criar uma comissão de negociação com o governo municipal”, onde os seus integrantes são militantes históricos opositores no campo político eleitoral da gestão, inclusive entre os nomes, uma pré-candidata a prefeita pela oposição. Mesmo servidora, seria mais ético por parte do SINPUC, primar por uma neutralidade em busca de melhorias para as categorias;

   c)   Lamentamos que, quando tudo pareça tranquilo no campo político partidário, a campanha eleitoral seja antecipada por personagens que deveriam primar pela ordem social, pelos direitos dos trabalhadores e sobretudo, pela democracia. Ao meu ver, quando a entidade se reúne com militantes políticos e de forma clara se posicionam por um lado político eleitoral, antecipa a campanha eleitoral em São Vicente do Seridó-PB e tal prática não contribui com o nosso povo, de espírito pacato e hospitaleiro.

     Talvez seja por isso, que a entidade sindical organize uma paralisação e um café da manhã e conte apenas com menos de 20 associados presentes, pois o povo, independente do viés político, sabe discernir os interesses sindicais e os eleitorais.

Por fim, lamentamos a postura da entidade sindical que, por meio de texto jornalístico, ataca e acusa um jornalista no pleno exercício da sua profissão, que no uso dos direitos constitucionais, apenas publicou matérias referentes a fatos que se passam neste município.

Reiteramos o nosso compromisso com a verdade e afirmamos que, não nos dobraremos as ameaças proferidas, pois vivemos em um país livre e a liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais, assegurados na nossa Constituição Federal de 1988.

Ainda esperamos que o SINPUC, venha a público se retratar referente aos ataques direcionados a minha pessoa e ao profissional, bem como, esperamos no mesmo sentido, que mude o seu modo de agir, primando pela neutralidade política eleitoral e buscando tão somente os direitos dos servidores.

Até a nossa próxima publicação, pois não nos curvaremos a "Lei da Mordaça" que alguns dirigentes do SINPUC querem implantar em São Vicente do Seridó-PB.        


São Vicente do Seridó-PB, 16 de março de 2016.


Ediglei Cordeiro
Jornalista responsável pelo blog
Saovicentedoserido.com.br

Category: ,

0 comentários

Você já viu essas?